FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia
área restrita

Integra » Selo de excelência

Selo Integra

Os parâmetros certificatórios, no Programa Integra, serão pautados por três diretrizes chave:



Acerca das CAPACITAÇÕES, haverá distinção entre capacitações gerenciais, técnicas e para os diferentes públicos de cada empreendimento (funcionários. proprietários, terceirizados, etc.).

Título da Capacitação - Características - Observações

Excelência no atendimento Treinamento básico com carga horária de 16 horas dirigido ao conjunto dos funcionários do estabelecimento. Requisito obrigatório para todos os estabelecimentos pleiteantes da certificação.
Hospitalidade Treinamento básico com carga horária de 12 horas dirigido ao conjunto dos funcionários do estabelecimento. Requisito obrigatório para todos os estabelecimentos pleiteantes da certificação.
Gestão Pela Qualidade Treinamento básico com carga horária de 12 horas dirigido aos gestores do estabelecimento. Requisito não obrigatório para empreendedores individuais.
Segurança Alimentar Treinamento básico com carga horária de 16 horas dirigido ao conjunto dos funcionários que manuseiam alimentos no estabelecimento. Requisito obrigatório apenas para estabelecimentos que realizam manuseio de alimentos.
Meios de Pagamento Treinamento básico com carga horária de 12 horas dirigido aos gestores do estabelecimento e a funcionários que lidem com meios de pagamento. Requisito obrigatório para todos os estabelecimentos pleiteantes da certificação.
Primeiros Socorros Treinamento básico de 12 horas a ser realizado por pelo menos um representante de cada estabelecimento. Requisito não obrigatório para empreendedores individuais.
Línguas Treinamento com carga horária variável a ser dimensionado conforme características do empreendimento. Espanhol.
Em relação à INFRAESTRUTURA, serão obervados os seguintes elementos:

Áreas de Interesse - Requisitos - Observações

Informações úteis para a clientela Informações publicadas em duas ou mais línguas (tabela de preços, cardápio e produtos expostos para comercialização). A disponibilidade de informações em outras línguas, por exemplo, francês e alemão, é desejável, mas não obrigatória.
Sinalização Instalações sinalizadas em português, espanhol e inglês. É desejável que as instalações externas ao estabelecimento também atendam a requisitos de sinalização.
Meios de pagamento Existência de equipamentos múltiplos para aceitação de cartões de crédito. Durante a Copa deverão ser recebidos turistas de países que operam com bandeiras de cartões de crédito não ativas no Brasil.
Câmbio de moedas estrangeiras Aceitação de moedas estrangeiras (Dólar, e Euro). Deverão ser praticadas taxas de mercado relativas a troca de moedas, evitando-se a aplicação ágios. A taxa de câmbio e as moedas aceitas deverão ser afixadas nos estabelecimentos.
Acessibilidade Instalações dimensionadas para recebimento de portadores de necessidades especiais. Cardápios em braile para portadores de deficiência visual serão considerado diferencial.
Conectividade Disponibilidade de internet sem fio para clientela. Serviço a ser oferecido sem cobrança de taxas extras.
Cobrança de serviços Adoção da prática de não cobrança obrigatória de 10% a título de gorjeta para garçons.


Em relação a HOSPITALIDADE serão obervados os seguintes elementos:

Temas de Interesse - Requisitos - Observações

Profissional bilíngue Presença de profissionais bilíngue e trilíngue para atendimento à clientela.
Oferta de roteiros turísticos Disponibilidade de materiais impressos com sugestão de roteiros locais e/ou com opção de oferta de roteiros operados em parceira com empresas de turismo.
Ornamentação diferenciada Utilização de elementos alusivos à COPA e à diversidade cultural brasileira nas instalações do empreendimento.
Atrativos culturais Presença de elementos da cultura brasileira, regional e local em produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento. Nesse aspecto, podem ser considerados: apresentações culturais; uso de uniformes e adereços representativos da cultura local e apresentação de pratos típicos.
Uso de materiais sustentáveis Utilização de materiais recicláveis, ecológicos e de práticas sustentáveis nos produtos, serviços e instalações dos empreendimentos.
Segurança Oferta de mecanismos de segurança para a clientela (vigias, sistemas eletrônicos).

Topo
Newsletter
Contato Av. Estados Unidos, 528, Edifício Joaquim Barreto de Araújo, salas 1001 a 1004 - Comércio - Salvador - BA. CEP 40010-020 (Em frente ao Banco do Brasil)
(71) 3027-7606 / 3043-7145 / 3043-7510
[email protected]
© FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia.
Painel de controle  |  Webmail
Redes sociais
twitter facebook flickr