FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia
área restrita

Notícias

Empreender reúne coordenadores de 5 estados em Brasília

02 ABR 2017

A Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, realizará um encontro do Programa Empreender com a presença dos coordenadores dos 5 estados participantes desta etapa: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Atualmente são atendidas 56 Associações Comerciais e Empresariais, beneficiando empresas de 149 núcleos setoriais.

O evento tem como objetivo avaliar o andamento do Empreender, por meio de um panorama do Programa em cada estado. Além disso, visa à capacitação e à troca de experiência entre os coordenadores.

Segundo o Coordenador Nacional do Empreender, Carlos Rezende, será uma oportunidade para que os representantes dos estados relatem situações positivas e negativas que encontraram na condução do projeto: “Cada coordenador irá apresentar informações sobre o número de núcleos setoriais, empresas e municípios, casos de sucesso. A CACB irá analisar dados sobre o Empreender no Brasil como um todo. Trata-se de uma troca de experiências”.

Os dois primeiros dias do evento trarão um panorama geral do Empreender, contemplando os municípios atendidos, o número de núcleos e de empresas nucleadas, os planos de ação e reuniões dos núcleos, sustentabilidade e manutenção dos projetos e os resultados obtidos. Além disso, serão abordadas questões mais técnicas, como a execução física e financeira e a alimentação dos sistemas de gestão do programa.

Nos dias 5, 6 e 7 será realizado o curso de agente de desenvolvimento local, a ser ministrado  pelo consultor Marcus Macedo, que tem como objetivo habilitar os coordenadores do Empreender para que sejam capazes de formar agentes de desenvolvimento local em seus respectivos municípios. Dessa forma, o curso visa a aumentar o número de agentes engajados em ações públicas locais, promovendo, assim, o desenvolvimento da economia em cada município atendido pelo Empreender.

A capacitação está dividida em seis módulos, que serão abordados nos três últimos dias do evento: 1) O agente de desenvolvimento no contexto do desenvolvimento local; 2) A agenda do agente de desenvolvimento nas cidades; 3) Estruturação do plano de atuação do agente de desenvolvimento; 4) Matriz de gestão estratégica do agente de desenvolvimento; 5) Viabilização das estratégias do agente de desenvolvimento; 6) As funções legais do agente de desenvolvimento.

O evento contará com a presença do Gerente da Unidade de Atendimento Setorial Comércio e Serviços do Sebrae, André Spínola.

 

Sobre o Empreender

O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o Sebrae, que visa ao fortalecimento da micro e da pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 70 mil empresas em todas as unidades federativas, e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.

O convênio de Retomada do Empreender, que teve início em março de 2015, já superou a meta estipulada para janeiro de 2017, alcançando 1.591 empresas. A meta para conclusão em julho de 2017 é de 60 novos municípios e 3.000 empresas em pelo menos 300 núcleos setoriais.

 

Serviço

Local: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Av. L3 Norte, Ed. Finatec – Asa Norte, Brasília/DF

Data: 3 a 7 de abril – Abertura: 9h

Organização: CACB- Confederação das Associações Comerciais do Brasil

Leia mais

<< Anterior 1 Próxima >>
Topo
Newsletter
Contato Av. Estados Unidos, 528, Edifício Joaquim Barreto de Araújo, salas 1001 a 1004 - Comércio - Salvador - BA. CEP 40010-020 (Em frente ao Banco do Brasil)
(71) 3027-7606 / 3043-7145 / 3043-7510
[email protected]
© FACEB - Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia.
Painel de controle  |  Webmail
Redes sociais
twitter facebook flickr